Doa a quem doe-la!

Doa a quem doe-la!
Pastéis deliciosos é lá com o nosso amigo Paim. Pastel do Paim, o melhor da cidade.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O STF JULGA E PODE DESCRIMINALIZAR O PODE DE DROGAS NO BRASIL


Brasil poderá se juntar a outros países da América Latina que descriminalizaram o consumo de drogas


O Brasil pode se igualar aos demais países da América do Sul que descriminalizaram o porte de drogas hoje ilícitas e passar a ser tolerante com o consumo e com o cultivo para uso próprio. A medida depende do Supremo Tribunal Federal (STF) que deve julgar, neste mês, ação questionando a inconstitucionalidade da proibição.


A Defensoria Pública do Estado de São Paulo recorreu à Corte, alegando que o porte de drogas, tipificado no Artigo 28 da Lei 11.343, de 2006, não pode ser considerado crime, por não prejudicar terceiros. O relator é o ministro Gilmar Mendes, que finalizou o voto e deve colocar o tema em votação ainda este mês.

Para especialistas em segurança pública, direitos humanos e drogas, o STF tem a chance de colocar o Brasil no mesmo patamar de outros países da região e dar um passo importante para viabilizar o acesso de dependentes químicos ao tratamento de saúde, além de pôr fim à estigmatização do usuário como criminoso.

A lei de drogas manteve a posse de drogas como crime, mas não estabeleceu a pena de prisão, o que foi um avanço. O entendimento é que a proibição é inconstitucional, diante dos princípios da liberdade, da privacidade, no sentido que uma pessoa não pode ser constrangida pelo Estado, sob pena de sanção, por uma ação que, caso faça mal, só faz mal a ela.

“O Brasil está atrasado e se descriminalizar vai se igualar a dezenas de países que já passaram por esse processo. Todos os países que descriminalizaram o consumo, que falaram que ter o porte para o consumo pessoal não é mais crime, não viram o consumo crescer. Então, esse medo que as pessoas têm, de haver aumento, é infundado com os dados da realidade”, destaca Pedro Abramovay, diretor para a América Latina da Open Society Foundation. 

Agência Brasil

Um comentário:

  1. Cambada de Piiiip. Quem disse que quem usa droga só prejudica a quem usa? Quando uma família tem um usuário de droga toda família prejudicada todos na casa sofre, famílias passam noites e noites acordados sem pregar os olhos por causa de usuários vendendo tudo que tem em casa para consumir droga. Daqui vem a segunda etapa dessa lei injusta: A liberação da comercialização afinal o uso vai ser coisa comum então porque não liberar a venda...
    A Bíblia diz: AI daqueles que fazem leis injustas

    ResponderExcluir

AMIGOS DO PEDAL

AMIGOS DO PEDAL

Um de nossos patrocinadores !

Um de nossos patrocinadores !

Diller Shoes

Diller Shoes

Patrocinadora do Blog

Patrocinadora do Blog