Doa a quem doe-la!

Doa a quem doe-la!
Pastéis deliciosos é lá com o nosso amigo Paim. Pastel do Paim, o melhor da cidade.

sábado, 22 de agosto de 2015

APÓS 60 ANOS ENCINADOS A EDUCAR OS FILHOS CATALANOS A ESCOLA PAROQUIAL ANUCIA QUE VAI FECHA AS PORTAS EM CATALÃO


Atividades deverão ser encerradas no fim deste ano letivo

Por Redação O Catalano
Uma das mais tradicionais unidades escolares de Catalão está fechando as portas. Trata-se da Escola Paroquial São Bernardino de Siena, cujas primeiras atividades educativas e catequéticas tiveram início em 1948. Os pais dos alunos da Educação Infantil, e do Fundamental I e II receberam uma carta comunicando a decisão no dia 3 de agosto.

(Foto : Google Earth )
(Foto : Google Earth )

A Escola Paroquial São Bernardino de Siena integra a Rede Educacional Franciscana. A mensagem direcionada aos pais foi assinada pelo Ministro Provincial, Frei Marco Aurélio da Cruz. A carta ressalta o fato da unidade escolar ter mais de 60 anos de atuação na cidade, em que ofereceu formação educacional com proposta pedagógica pautada em virtudes humanas. Para o Ministro, a unidade “garantiu uma formação intelectual e de fé a várias gerações, buscando capacitar seus alunos para viver a paz e o bem no exercício da cidadania e no cuidado com a natureza”.

A mensagem ainda afirma que, devido à competitividade, cada vez mais acirrada, a instituição de ensino sofreu evasão constante de alunos, e anos seguidos de déficit financeiro, razão pela qual foi compelida em promover uma reestruturação, tanto na parte pedagógica quanto administrativa. “Mesmo com a reestruturação pedagógica e administrativa, esta unidade escolar não conseguiu manter o número mínimo nas diversas salas de aula e continuou sem condições para cobrir seu custo operacional”, relata Frei Marco Aurélio.

A carta também informa que, considerando a solicitação do Governo Geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), de reestruturação e redimensionamento das atividades e a situação financeira da instituição escolar, demonstrando inviabilidade para a continuidade, em assembleia, os frades decidiram pelo encerramento das atividades. “Posto isto, eu, como Ministro Provincial, juntamente com o Governo Geral da Província, devemos executar esta decisão. O encerramento das atividades será realizado no fim deste ano letivo”, finaliza.

O Catalano tentou falar com a direção da Escola Paroquial São Bernardino de Siena, mas a informação foi de que o site procurasse informações junto à Coordenação da REF, em Anápolis, GO. Até o fechamento desta reportagem, não houve retorno sobre o assunto.

História da Escola Paroquial São Bernardino de Siena

A unidade escolar foi fundada pelo primeiro Pároco franciscano da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, Frei João Francisco Granahan, ainda numa sala da antiga Casa Paroquial (Velha Matriz), com o objetivo de educar e evangelizar. No ano seguinte, os Frades Franciscanos adquiriram o Externato Imaculada Conceição e fundiram com a Escola Paroquial. Nesta época, a Escola passou a funcionar em dois turnos, um para os mais necessitados e outro para quem podia pagar pelo ensino.

No final da década de 40, os Frades Franciscanos adquiriram novos imóveis e se transferiram para Avenida João XXIII. Em 1950, a escola passou a chamar Ginásio São Bernardino de Siena, no turno matutino, e Escola Paroquial São Bernardino de Siena, no turno vespertino. Na década seguinte, a escola adotou apenas um nome Escola Paroquial São Bernardino de Siena.

Desde sua fundação, a Escola São Bernardino de Siena foi dirigida por Irmãs e leigos. Até o ano de 2011 ela esteve sob a direção das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação, sendo a última gestora a Ir. Sheila. No ano de 2012, frei Jaime Batista Tavares foi nomeado Gestor da Unidade e em 2013 esteve à frente até mês de junho o gestor Fernando Soares Coutinho. Atualmente Frei Flávio Pereira Nolêto é o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMIGOS DO PEDAL

AMIGOS DO PEDAL

Um de nossos patrocinadores !

Um de nossos patrocinadores !

Diller Shoes

Diller Shoes

Patrocinadora do Blog

Patrocinadora do Blog