Por Redação O Catalano com informações do G1 e Secom Catalão
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmac), o projeto “Entregue seu óleo” é uma alternativa para o descarte do óleo de cozinha em Catalão. A iniciativa de reaproveitamento dos óleos (vegetal ou animal) de cozinha tem conscientizado a população. O material que, na maioria das vezes, vai parar em pias, bueiros, ralos ou guias da calçada, prejudica o encanamento do imóvel e causa impactos negativos ao meio ambiente, poluindo a água e contribuindo para a morte de seres vivos.
No encanamento das residências, existe um equipamento chamado caixa de gordura, feita de plástico PVC ou de concreto, que armazena o material descartado nas pias. O acúmulo de gordura, neste local, entope os encanamentos, sendo preciso um processo trabalhoso de limpeza. A outra parte do óleo descartado, que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam esgoto doméstico. É possível que o óleo siga por dois caminhos distintos: para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ou diretamente para um rio ou mesmo o mar.
O projeto desenvolvido recolhe o material de casa em casa. Para isso, os moradores devem colocar o óleo em garrafa pet, entregando o recipiente para o caminhão da coleta seletiva ou deixar garrafa na porta de casa, junto com os resíduos de reciclagem. Em estabelecimentos maiores, como restaurantes, lanchonetes e outros, o óleo usado poderá ser armazenado em recipientes maiores, de 10 ou 20 litros. Neste caso, é necessário cadastro do comércio e há um dia específico para a coleta do óleo.
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
“São dois fatores, econômico e ambiental. O econômico é que se ficar jogando óleo na pia dele, vai entupir o cano e vai causar prejuízo para ele. E o ambiental é que o óleo contamina a água, o lençol freático e solo, por isso é importante dar a destinação correta para esse óleo”, explica o engenheiro químico, Elton Luiz Rodrigo Silva.
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
A salgadeira Arlete Helena da Silva acumula muito óleo em casa, porque trabalha praticamente o dia todo fazendo salgados e chega a gastar mais de dez litros de óleo. A solução encontrada foi fazer sabão para serviços básicos, como lavar louça e limpar a casa. “Fazendo sabão, estamos evitando jogar o óleo no esgoto, de ir para a caixa de gordura e entupir. Colocando o óleo na garrafa para fazer o sabão, armazenando ele, estou fazendo sabão para consumo próprio”, revela.
Além do sistema de coleta seletiva porta a porta, serão disponibilizados pontos de entrega voluntária (PEV´s) de óleo, por empresários do setor e pelo poder público. O óleo recolhido será destinado para projetos independentes de produção de sabão, cadastrados na Semmac, o excedente será encaminhado para empresas do setor de biodiesel.
Mas informações pelos telefones: (64) 3442-2528/2502.
Nenhum comentário:
Postar um comentário