O aumento foi de 45% em relação ao mesmo período de 2014
A empresa do setor de mineração, Anglo American, registrou aumento de 45% em sua produção de nióbio no segundo trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 1.600 toneladas. Em relação ao trimestre anterior, o aumento foi de 23%.
Esse resultado foi devido ao andamento do ramp-up do projeto Boa Vista Fresh Rock (BVFR), que começou a produzir em novembro do ano passado. A estimativa da empresa é que a produção de nióbio chegue a 6,8 mil toneladas por ano assim que a planta BVFR atingir a capacidade nominal, prevista para 2017.
O BVFR é responsável pelo beneficiamento de minério contido na rocha fresca da mina Boa Vista, localizada no município de Catalão (GO). O projeto recebeu investimento de US$ 325 milhões, prolongando a vida útil da mina por mais 21 anos.
O nióbio é um metal que proporciona maior resistência e leveza às ligas de aço, permitindo às indústrias civil, automobilística e naval a elaboração de projetos mais energeticamente eficientes. Entre suas aplicações mais comuns estão estruturas como viadutos, quadros de caminhão, rodas e alguns elementos estruturais. Outra aplicação é em tubulações de longa distância, como oleodutos e de gás natural e seu uso em aço inoxidável, aumentando a resistência contra corrosão.
A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, níquel, nióbio e o fosfato. O nióbio está presente nos municípios de Catalão (GO) e Ouvidor (GO), já o fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário