O procedimento que está sob investigação foi realizado por uma biomédica de Catalão que também atua na capital de Goiás.
| Uma mulher de 39 anos morreu dia 24, sexta-feira, em Goiânia após realizar um O procedimento estético bastante procurado por mulheres que desejam aumentar a proporção dos glúteos, seios e lábios através da aplicação de um gel a base de PMMA (implante injetável que utiliza microesferas de polimetilmetacrilato). O tratamento é invasivo e foi feito por uma biomédica de Catalão (GO) que alugou sala em uma clínica estética de Goiânia (GO). Segundo relato de familiares, a vítima Maria José Brandão, fez a segunda a aplicação do PMMA no último dia (24) e logo após o procedimento, passou mal, sentindo fraqueza, fortes dores de cabeça e falta de ar. Foi encaminhada para um posto de saúde de Goiânia e devido à gravidade de seu estado de saúde foi transferida para a UTI do Hospital Jardim América. Após 8 horas de internação e aproximadamente 10 horas após o uso do produto estético, Maria José veio a óbito. Uma autópsia apontará a causa da morte. O laudo será liberado em 7 dias. |
A biomédica, que segundo informações também atendia em Catalão, não teve seu nome informado, porém concedeu entrevista por telefone a uma emissora da capital. Informou que não tinha nada a declarar já que a morte de Maria José não teve a ver com o procedimento: “outras pessoas fizeram o mesmo procedimento e estão em perfeito estado”, declarou.
A fim de levar à população mais informações sobre este procedimento, nossa equipe entrou em contato com uma dermatologista de Catalão, Drª. Débora Polon Paschoal, que nos explicou fatores sobre o PMMA.
Gel de PMMA (polimetilmetacrilato) |
Segundo a médica, o PMMA é liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), porém não é recomendada a sua aplicação em grandes áreas do corpo: “a aplicação do polimetilmetacrilato, (PMMA), é indicada apenas para fazer pequenas correções na face (rugas) e não para o aumento de regiões como glúteos, seios e lábios. Por mais que a utilização deste produto esteja sendo observada clinicamente e precedida por estudos microbiológicos, histológicos e biocompatibilidade, já é comprovado que a aplicação em grande quantidade do PMMA pode causar embolia e levar à morte”. A médica afirma que é necessária, antes da realização de qualquer procedimento estético invasivo a orientação de médicos e clínicos.
“Caso o paciente apresente a necessidade de corrigir áreas como seios e glúteos, eu como médica indicaria a utilização de implantes de silicone. São mais seguros, dão resultado satisfatório e por mais que sejam procedimentos cirúrgicos tem todo um acompanhamento clinico de médicos, anestesistas e outros profissionais habilitados”, esclareceu a Dr.ª Débora Polon.
PORTAL CATALÃO
Obrigada pelas informações sobre clinica de estetica em bh!
ResponderExcluir