O Corpo de Bombeiros tem atendido diversas ocorrências sobre incêndios em vegetação ocasionados pela soltura de foguetes.
No domingo, 14, um incêndio que iniciou em uma mata no clube da AABB em Goiandira deixou cerca de 19 hectares de vegetação consumidos pelo fogo.
O fogo iniciou por volta das 16 horas e segundo testemunhas foi ocasionado por queima de fogos de artifício no local, por onde passava uma cavalgada. O fogo avançou para as margens da estação ferroviária e para uma floresta de eucalipto.
Os Bombeiros foram acionados e após 5 horas conseguiram controlar o incêndio que se expandia por um raio de dois quilômetros em linha reta.
Também em Catalão na noite de ontem (14), um foco de incêndio na rua Dr. Pedro Ludovico foi ocasionado pelo mesmo motivo. Fogos de artifício após acionados incendiaram o terreno baldio.
O Corpo de Bombeiros orienta que a soltura de foguetes deve obedecer algumas orientações, como por exemplo, não colocar a integridade física em risco, soltá-los somente em locais abertos e longe de pessoas e redes elétricas e ainda contratar profissional especializado para fazer o trabalho.
“Catalão é uma cidade com tradição em soltar foguetes em diversas ocasiões, portanto, a segurança da população e da natureza deve estar em primeiro lugar. A soltura deve obedecer a Norma Técnica 30/2014 que instrui sobre procedimentos de segurança de fogos de artifício e espetáculos pirotécnicos”, afirma o bombeiro Sargento Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário