Meta é imunizar 80% dos grupos prioritários, alcançando 284 mil pessoas.
Começa nesta segunda-feira (04) a campanha nacional de vacinação contra a Influenza de 2015. A meta da campanha é vacinar no mínimo 80% dos grupos prioritários, o que corresponde a aproximadamente 284 mil pessoas. O Dia D da Vacinação está marcado para o dia 6 de maio, mas a partir desta segunda-feira a população que faz parte dos grupos prioritários já pode se dirigir às unidades para ter acesso à vacina.
Os grupos prioritários para vacinação são crianças entre seis meses e cinco anos; gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz em até 45 dias); trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas com mais de 60 anos de idade; população privada de liberdade e funcionários prisionais; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como asma, doença renal, câncer, cirrose e síndrome de Down.
Influenza
A Influenza é uma doença causada por vírus cujos principais sintomas são febre alta, dores de cabeça e no corpo, dor de garganta e fraqueza. Também conhecida como gripe, não costuma durar mais de cinco dias. No entanto, nos chamados grupos de risco, pode evoluir para um quadro mais grave, por exemplo, de pneumonia. Por isso, é fundamental que as pessoas nestes grupos procurem os postos de vacinação. Estima-se que o vírus cause mais de 250 mil mortes anualmente em todo o mundo. A maioria é de idosos.
A transmissão se dá pelas vias respiratórias, quando o vírus se espalha no ar após o portador da doença espirrar ou tossir, por exemplo. A vacina visa reduzir as complicações, internações e mortes pela doença. Além da imunização, cuidados de higiene, principalmente lavar as mãos, também reduzem o risco de contrair a gripe.
O Popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário