Em Catalão cada vez mais mulheres estão denunciando parceiros agressores
Na sexta (07), completa-se 9 anos da sanção da Lei Maria da Penha, que busca dar maior proteção às mulheres que são vítimas de violência doméstica.
O nome da lei é em homenagem a cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento. No ano de 1983, o marido de Maria por duas vezes, tentou assassiná-la. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou coragem e o denunciou.
| Em Catalão, nossa equipe de jornalismo conversou com a Delegada Alessandra Maria de Castro e de acordo com ela, a Lei Maria da Penha veio para melhorar e facilitar a vida das mulheres que sofrem esse tipo de violência. “Antes da lei, a mulher era muito desprotegida e agora o agressor sabe que poderá ficar preso e isso intimida” disse ela. |
Ainda de acordo com a delegada, caso o agressor seja denunciado, ele ficará detido e será arbitrada fiança que segundo ela, em Catalão na grande maioria das vezes o valor é igual ou superior a um salário mínimo e que o agressor tem de duas a três horas para conseguir o dinheiro que só é aceito em espécie, caso não consiga reunir o valor ele será encaminhado ao presídio da cidade. Em muitos casos a fiança não é arbitrada e o homem fica detido na prisão.
Muitas mulheres ainda sentem medo de denunciar os parceiros agressores, seja por medo ou por vergonha da exposição, e muitas deixam para denunciar quando a situação já é muito grave e a mulher está física e psicologicamente muito abalada.
A Drª Alessandra Maria orienta que desde o primeiro xingamento a mulher deve exigir respeito, e não aceitar essa que também é uma forma de agressão. “Caso a mulher esteja sofrendo agressões e percebeu que não resolve esperar, pois o parceiro continuará a agredindo, que ela procure a delegacia antes que ela já esteja muito machucada fisicamente e também esteja completamente abalada psicologicamente” disse a delegada.
O telefone da Delegacia da Mulher da cidade de Catalão é (64) 3441-1604
Nenhum comentário:
Postar um comentário