Também serão realizados no mesmo período, o XV Simpósio de Pedagogia e II Simpósio de Educação do Campo
Por Redação O Catalano
Catalão sediará entre os dias 21 e 23 de setembro, o II Congresso Nacional de Educação, XV Simpósio de Pedagogiae II Simpósio de Educação do Campo. A realização é da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, com organização dos professores da Unidade Acadêmica Especial - Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Regional Catalão.
De acordo com a professora Ana Maria Gonçalves, que faz parte da coordenação geral do evento, o Simpósio de Pedagogia vem sendo realizado há quase duas décadas abrangendo temáticas diversas como: Educação Infantil, Ensino Fundamental e médio, Educação Superior, Leitura e Escrita, História, Cultura e processos educacionais, Políticas Educacionais e Gestão Escolar, Inclusão, Formação Docente, Saberes e Práticas Educativas. “No ano de 2014, devido à participação do recém-criado curso de Licenciatura em Educação do Campo no evento, foi realizado o I Simpósio de Educação do Campo com vistas a contemplar as discussões desse campo do conhecimento. Nesse sentido, realizou-se, também, o I Congresso Nacional de Educação com vistas a abarcar a amplitude das temáticas referentes às duas licenciaturas”, ressalta.
Em 2015, dada à abrangência das versões anteriores, bem como em decorrência da expansão da Unidade Acadêmica-Educação — hoje composta pelos cursos de Pedagogia, de Educação do Campo e do Mestrado em Educação — mantém-se a opção de realizá-lo também na forma de Congresso Nacional de Educação. “Trata-se de um evento que faz parte das atividades de extensão propostas pela Unidade Acadêmica Especial – Educação anualmente, que propõe a participação de estudantes de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, representantes sindicais da categoria e da esfera pública, gestores, professores da educação escolar dos diferentes níveis de ensino de Catalão e municípios vizinhos”, esclarece.
Ana Maria lembra que neste ano, o evento terá como tema “Educação, Relações de Gênero e Políticas Públicas para a Diversidade”. A presente proposta tem por objetivo promover o debate no campo da educação em torno das relações de gênero, bem como discutir e aprofundar os temas correlatos, especialmente no que diz respeito à construção de políticas públicas. “Entendemos que nas escolas, as relações de gênero não são suficientemente discutidas entre educadores e educadoras, assim como no conteúdo dos cursos de formação docente. Avaliamos, ainda, que mesmo no âmbito acadêmico, são pouco examinadas as dimensões de gênero no dia-a-dia escolar, assim como são pouco contemplados pelas políticas públicas educacionais”.
A programação possibilitará troca de experiência e poderá contribuir para a melhoria da reflexão sobre a temática. O evento conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Programa de Pós-Graduação Profissional em História e Gênero e Diversidade na Escola (GDE). “Seu objetivo é problematizar a articulação entre educação, gênero e políticas públicas para a diversidade no cenário atual. A possibilidade de pensar essas relações pode ser vista, simultaneamente, como um desafio e como uma provocação àqueles que se vinculam ao campo educacional”, salienta Ana Maria.
Nos diferentes espaços do evento, serão privilegiadas discussões que focalizem e discutam a referida relação em suas repercussões na escola, no currículo e na docência; entre outras. A abertura será no dia 21 de setembro: de 13h às 14h, credenciamento; de 14h às 16h, roda de conversa: Leituras, Leitoras e Literaturas, com a Professora Dra. Ana Carolina Eiras Coelho Soares (UFG/RG) e Sexualidade e Deficiência, com a Professora Ma. Márcia Rodrigues da Silva; 16h às 17h, coquetel de lançamento de livros; 18h às 19h30, credenciamento; 19h30 às 20h, atividade cultural; 20h, conferência de abertura – Gênero, Educação e Novos Modos de Existência, com a Professora. Dra. Luzia Margareth Rago (UNICAMP).
Também faz parte da coordenação geral do evento, a professora Camila Rocha Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário