Programa do governo federal ampliou cobertura de atendimento na cidade
Por Erneilton Lacerda - O Catalano
Desde março de 2014, o dr. Mario Libanys Perez Sanchez é um dos seis profissionais cubanos que atendem pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Catalão, por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal. Ele trabalha na Unidade de Saúde Estratégica da Saúde da Família Américo Machado, no distrito de Santo Antônio do Rio Verde. Os outros médicos estão em postos de saúde dos bairros Pontal Norte, Castelo Branco, Ipanema e Pio Gomes e no distrito de Pires Belo.
Formado em Medicina em 1998, além de Cuba, Mario já havia trabalhado na Venezuela. Quando foi selecionado peloMais Médicos para exercer a profissão no Brasil, ele supôs que a experiência seria parecida, mas não foi bem assim. “Fiquei muito animado [de vir trabalhar no Brasil]. Pensei que seria do mesmo jeito que na Venezuela, mais foi diferente em muitos aspectos. O idioma sempre é uma barreira, pois os povos da América, regularmente, falam espanhol”, disse ele, que diz ter sentido na diferença entre as línguas sua principal dificuldade. Entretanto, “isso não foi impedimento para fazer meu trabalho com dedicação e entrega para o povo de Catalão uma experiência muito maravilhosa”.
Mario Libanys reconhece que foi recebido muito bem pelos catalanos. “É um povo muito acolhedor, agradecido e já está acostumado com a nossa maneira de fazer o atendimento”, enfatiza. Com a barreira do idioma superada, o médico destaca ser positiva a possibilidade de contribuir com a saúde da população de Catalão e, consequentemente, do Brasil, já que trabalha na atenção básica: “Estou tendo a possibilidade de mudar modos e estilos de sua vida dos pacientes, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e controlar as doenças crônicas, como a diabetes, que hoje é muito prevalente”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário