Novo sistema de bandeiras avisa ao consumidor quando o preço da energia vai aumentar na conta e pretende alertar para a diminuição do consumo.
O brasileiro já começou a pagar mais caro pela energia este ano. A conta de luz vem com uma bandeira vermelha em janeiro.
Essa bandeira vermelha é um novo sistema que avisa ao consumidor quando o preço da energia vai aumentar e serve para avisar que as pessoas têm que diminuir o consumo. Vai funcionar como um semáforo: as cores verde, amarela e vermelha vão indicar as condições da geração de energia. A verde significa que os custos foram baixos, já a amarela e a vermelha querem dizer que os custos foram mais altos e que o consumidor vai ter que pagar mais. O desafio agora do consumidor em pleno verão é se livrar do calor sem aumentar o peso da tarifa.
Este mês a energia vai ficar mais cara em quase todo o país. Está em vigor o sistema de bandeiras tarifárias. Em janeiro, estamos na bandeira vermelha, a de valor mais alto. A tarifa aumenta R$ 3 a cada 100 quilowatt-hora de consumo.
De acordo com a ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a média de consumo nas casas dos brasileiros é de 158 quilowatt-hora, nesse caso, com a bandeira vermelha, o consumidor vai pagar R$ 4,50 a mais na conta.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário