Após intensas negociações, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Catalão (SindCom) definiu com o sindicato patronal, na quarta-feira (10), o horário permitido para funcionamento do comércio no período natalino. O horário estendido para atendimento aos clientes começa nesta quinta-feira, dia 11. O acordo aprovado vai resguardar cerca de 5 mil trabalhadores do varejo, caso a empresa fira os direitos dos mesmos.
De acordo com o vice-presidente do SindCom, Everton Alves, o sindicato vai realizar uma fiscalização intensiva nas ruas, diariamente, para garantir que os empresários cumpram o acordo. “Os patrões já estão cientes do seu dever, mas é importante que o trabalhador conheça seus direitos e nos procure caso algo aconteça fora do que ficou estabelecido”, ressalta. Ele também orienta a população para que organize seus horários para ir às compras.
Além do funcionamento em horário especial, ficou determinado que as horas-extras de segunda a sábado serão de 60% e podem ser somadas ao banco de horas, deste modo, em um período de no máximo três meses, o trabalhador deve tirar folgas ou receber em dinheiro. Já no domingo, dia 21, as horas trabalhadas serão de 100% e não valem para banco de horas, portanto, o patrão tem a obrigação de pagar o comerciário o período trabalhado. Após o horário comercial, o funcionário também tem o direito de receber um vale-alimentação no valor de R$ 12, que pode ser pago em dinheiro ou em lanche.
Veja os horários definidos em acordo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário