As estruturas colapsadas são definidas a partir de um desastre natural ou incidentes, tais como desabamento, temporais, inundação, fortes enxurradas, incêndio, dentre outras. Por isso, de acordo com o Corpo de Bombeiros, é imprescindível para as equipes de resgates aprimorar os procedimentos de salvamento nessas estruturas.
O Brec, que teve início no último dia 10 e termina no dia 16 de outubro, em Santiago, tem essa finalidade de atuação. “O Chile possui uma academia especializada e bem estruturada para os mais diversos treinamentos, por ser uma região que convive com diversos fenômenos naturais como terremotos, fortes tempestades e deslizamentos. O curso é uma oportunidade ímpar de capacitar a nossa tropa para ter uma intervenção mais eficaz e só foi possível graças à parceria com a CMOC. ”, destacou o comandante do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, Major Warley Martins.
Para a companhia, possibilitar a viagem dos militares tem o intuito de promover mais segurança para moradores de Catalão e Ouvidor, municípios que recebem as operações de nióbio (Niobras) e fosfatos (Copebrás). “Entendemos que apoiar a qualificação do Corpo de Bombeiros resulta em um melhor atendimento à população local, principalmente, no período chuvoso em que a incidência de ocorrências envolvendo deslizamentos e resgates tende a ser maior. ”, enfatizou a gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional da Niobras, Valmira Oliveira.
Assim que finalizarem o curso, os militares também serão multiplicadores das técnicas e procedimentos adquiridos para as equipes de brigadistas instaladas nas operações da CMOC e também para outros bombeiros integrantes da Corporação.
Assessoria de Imprensa CMOC
Nenhum comentário:
Postar um comentário