Doa a quem doe-la!

Doa a quem doe-la!
Pastéis deliciosos é lá com o nosso amigo Paim. Pastel do Paim, o melhor da cidade.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

OS PROFESSORES FAZ UM COMENTÁRIO SOBRE AS ÁRVORES ARRANCADAS EM UM MATA DE RESERVA EM CATALÃO -GO


“Dezenas de árvores foram derrubadas na mata do Setor Universitário.” Gabriel de Melo Neto é Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás –Catalão, professor da Rede Estadual de Educação em Goiás.
“Que absurdo!!! Confesso que apenas há cerca de 3h tomei conhecimento da derrubada das árvores da Mata do Setor Universitário, vi uma cena horrível, dezenas de árvores foram derrubadas. Como costumeiramente faço, procuro mudar a minha rota para ir ao trabalho, uma vez ou outra na semana, para passar próximo a Mata do Setor Universitário e/ou do Pasto do Pedrinho, e notei a derrubada de dezenas de árvores, confesso que estou estarrecido.


Por motivos de trabalho e estudo nos últimos dias não tenho acessado sites de notícias, visto televisão, escutado rádios... E agora, que cheguei em casa liguei para algumas pessoas e consultei a internet e vi que esse foi um tema de preocupação de muitas pessoas. 


Como é possível após tantos anos de luta isso ocorrer?!


Verificando o site da Prefeitura li uma notícia no mínimo estranha, com uma fotografia com meia dúzia de pessoas, afirmando que a prefeitura estava “consultando a população”, e que atua de forma “democrática e transparente”, como assim, com meia dúzia de pessoas?! Cadê o estudo que atesta a necessidade da derrubada dessas árvores??? Quando foi realizada a audiência pública específica para debater esse assunto??? Qual é a posição do Conselho Municipal do Meio ambiente sobre tal questão??? 


Vejam a notícia: http://www.catalao.go.gov.br/noticias/2014/04/24/prefeitura-debate-criação-de-área-de-lazer-no-parque-natural-do-setor-santa-cruz/ 


Informo que participei da última reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e em nenhum momento essa questão foi apresentada, pelo contrário, ficou decidido que o problema da derrubada de árvores em Catalão, seria pauta da próxima reunião.


Como cidadão catalano estou muito preocupado com os rumos das graves questões ambientais do município: a) Poluição atmosférica (nesse exato momento uma neblina fétida cobre boa parte da cidade); b) Corte indiscriminado de árvores; c) Especulação imobiliária com loteamentos nas áreas de recarga da bacia de abastecimento da cidade, gerando inúmeros outros problemas ambientais; d) descaso em torno da criação do Parque Ecológico na área de cerrado do Pasto do Pedrinho; e) Forte impermeabilização do solo com inundações em praticamente todas as chuvas em diferentes pontos da cidade... É essa a Catalão que queremos???”

Gabriel de Melo Neto é Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – Catalão, professor da Rede Estadual de Educação em Goiás.

Veja a divulgação da Prefeitura de Catalão em relação à limpeza no Parque Natural do Setor Santa Cruz, que foi repassada à população no dia 25 de abril, sexta-feira passada:

Prefeitura de Catalão realiza limpeza no Parque Natural do Setor Santa Cruz


Objetivo é criar uma área de lazer com calçadões, ciclovias, playgrounds e outros espaços para a população.


Durante esta semana passada, a Secretaria de Agricultura de Catalão está realizando limpeza no entorno do Parque Natural Municipal do Setor Santa Cruz, popularmente conhecido como bosque do Universitário.


O trabalho é uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semmac), que prevê a criação de uma área de lazer com calçadões, ciclovias, playgrounds e espaços para a população.


O Parque Natural do Setor Santa Cruz tem uma área de aproximadamente 30 hectares é uma das maiores reservas ambientais de Catalão e compreende setores como Universitário, Santa Cruz, Progresso, entre outros. O local possui uma vegetação de espécies endêmicas rica em fauna. A proposta da Prefeitura de Catalão é integrar o parque ao Complexo do Clube do Povo e urbanizar e a área.

Fotos divulgadas da limpeza:











Em conversa com o Professor Gabriel ele comentou que esta ação da Prefeitura está atropelando tanto os aspectos legais quanto os técnicos.

Ele informou também: “Estamos protocolando ofícios através da AGB Seção Catalão (Associação dos Geógrafos Brasileiros) junto a SEMMAC, COMDEMA e MP para a tomada das devidas providência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMIGOS DO PEDAL

AMIGOS DO PEDAL

Um de nossos patrocinadores !

Um de nossos patrocinadores !

Diller Shoes

Diller Shoes

Patrocinadora do Blog

Patrocinadora do Blog