Doa a quem doe-la!

Doa a quem doe-la!
Pastéis deliciosos é lá com o nosso amigo Paim. Pastel do Paim, o melhor da cidade.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A crise hídrica tem sido uma realidade tanto no Brasil como no mundo, e o desmatamento contribui significativamente para a estiagem prolongada, ameaçando as nascentes.Considerando a seriedade desse cenário, o tema foi abordado em uma das reuniões bimestrais do Programa de Educação Ambiental da Sefac na comunidade de Paulistas [Catalão]. No encontro, o produtor rural João Batista Correia da Paixão lamentou: “A nascente que abastece minha propriedade secou. Era uma água límpida e refrescante. Nunca passou pela minha cabeça que em algum momento ela pararia de correr”Esse comentário levou à elaboração do projeto piloto de recuperação de nascentes pelos programas de Educação Ambiental e o de Apoio e Reinserção Social da Sefac, iniciado em 29 de setembro nas terras de João Batista. Um mutirão foi organizado e 25 moradores de Paulistas começaram o plantio de 360 mudas de 34 espécies nativas numa área de 4.000 m².No início do mês de dezembro, a bióloga Mayara Tristão, educadora ambiental do PEA-Sefac, e o engenheiro agrônomo Hagnon Cangussu, do PARES, voltaram à propriedade e viram que o projeto está dando excelente resultado. “Todas as mudas pegaram e o período chuvoso ajudou a recuperar a nascente, cuja água voltou a correr na bica”, comentou Mayara.

“Quando vi as mudas crescendo e que um olho d´água começou a jorrar, senti uma alegria enorme. Agora, meu sonho é que volte a ser como era, com água em abundância novamente”, comemorou João Batista. O zelo de João Batista com as espécies plantadas foi elogiado por Hagnon. “Se ele não tivesse tido o cuidado que teve, com certeza, o projeto de recuperação não teria dado certo”.

O resultado positivo desse piloto garantiu a continuidade do projeto de recuperação de nascentes, que será implantado em outras propriedades, comentaram os técnicos do PEA e do PARES.
( FONTE E TEXTO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SEFAC ) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMIGOS DO PEDAL

AMIGOS DO PEDAL

Um de nossos patrocinadores !

Um de nossos patrocinadores !

Diller Shoes

Diller Shoes

Patrocinadora do Blog

Patrocinadora do Blog