Doa a quem doe-la!

Doa a quem doe-la!
Pastéis deliciosos é lá com o nosso amigo Paim. Pastel do Paim, o melhor da cidade.

sexta-feira, 4 de março de 2016

UM CATALANO USA A REDE SOCIAL PARA AJUDAR DEPENDENTES QUÍMICOS

Uma página dedicada a auxiliar àqueles que buscam o caminho para se libertar do vício nas drogas e incentivar ex-usuários a permanecerem longe desse mal, essa é a intenção da página 29 de agosto, criada há cerca de um mês pelo catalano Rafael Metsavaht na rede social Facebook.

Rafael Metsavaht é o idealizador da página 29 de agosto no Facebook (Foto: Arquivo Pessoal)

O nome da página foi escolhido, pois foi no dia 29 de agosto de 2011 que Rafael deixou o uso de drogas no passado, naquele dia ele deu o primeiro passo para sua recuperação, quando foi internado em uma clínica em São Paulo (SP).

Rafael tem 29 anos de idade, é estudante de psicologia, atualmente mora na cidade de Uberlândia (MG) e falou ao Portal Catalão sobre o seu período como usuário de entorpecentes. “A primeira vez que usei drogas foi em uma festa e eu tinha 18 anos de idade. Meus amigos estavam todos usando e aquilo parecia ser tão normal e eu não via reações ruins deles e então eu resolvi experimentar a cocaína”. Logo em seguida veio o uso de crack, droga devastadora que vem massacrando famílias em todo o país.

O estudante contou que chegou a ficar seis meses sem tomar banho, e que a sua família sofreu muito, pois o uso frequente de entorpecentes começou a afetar sua saúde. Ele começou a sofrer convulsões e em muitos casos ele caía no chão, cortava e batia a cabeça. “Toda a minha família já estava desesperada, pois ninguém sabia mais o que fazer. Certa vez, minha mãe ajoelhou nos meus pés e implorou para que eu parasse com o uso de drogas e isso era o que mais me doía, ver minha família naquela situação” afirmou.

Ele disse que as consequências do uso de drogas afetam todos, tanto o usuário, quanto seus familiares e a sociedade em geral. “No início o dependente pode até conseguir manter o vício, mas quando o dinheiro acaba ele começa a pegar o que tem em casa, e quando acaba o que tem em casa ele começa a pegar o que tem na sociedade, nos vizinhos e assim nós fazíamos. Eu era capaz de fazer qualquer coisa para sustentar o meu vício, se eu precisasse roubar de alguém, como eu fiz muitas vezes, eu roubava. Qualquer objeto que tivesse algum valor eu pegava. Objetos que tinham um alto valor eu vendia por um preço mínimo só para ter algum dinheiro para conseguir mais uma ‘dose’” contou.

Rafael que usou drogas por seis anos, reforçou que no princípio existe a sensação de poder e com isso o usuário não percebe que está viciado e que ele poderá parar quando quiser. “Eu percebi que precisava de ajuda quando meu organismo estava pedindo para que eu parasse com o uso. A droga era como o ar que eu respirava, eu tinha uma sensação de dor se eu acordasse e não usasse, como se eu tivesse que alimentar aquela coisa a todo momento, era uma necessidade muito grande. Mesmo percebendo que eu precisava parar de usar eu não conseguia, porque eu já estava muito dependente e além disso eu não acreditava que iria conseguir parar e por isso eu não pedia ajuda, pois eu pensava que não poderia mais ficar sem aquilo”.

Sobre a página, que traz a frase “A Guerra contra as drogas já está perdida, o que queremos é resgatar as vidas que também se perderam nessa Guerra” e recebe relatos de ex-usuários de todo o Brasil, ele disse que não esperava uma repercussão tão rápida em tão pouco tempo. “A forma rápida como a página cresceu tem me surpreendido e isso me dá uma satisfação muito grande, pois eu vejo que a minha superação não foi em vão e ela está fazendo a diferença na vida de outras pessoas. Recebo relatos de ex-usuários e isso dá uma força muito grande e se torna uma questão de honra continuar ‘limpo’ e deixar aquele passado sombrio para trás” disse ele.

A página tem um grupo de 20 voluntários, entre eles policial, psicólogos, professores, coordenadores de escolas, ex-usuários e pessoas que nunca tiveram contato com as drogas mas que querem ajudar de alguma forma.

Rafael dando palestra contando a sua história (Foto: Reprodução página 29 de agosto)

Rafael hoje dá palestras contando sua história e mostrando o lado sombrio escondido atrás de momentos “felizes” ao experimentar drogas. “Pessoal que nunca teve contato com drogas, não experimenta não, experimenta ler um livro, fazer uma atividade física. Quando nós falamos ‘não use drogas’ parece só uma repetição, mas ninguém precisa passar o que nós passamos, correndo o risco de não conseguir sair daquele mundo, para ver que droga não é o melhor caminho. Para quem não viveu isso ainda, a nossa página está aí para mostrar o que é o sofrimento das drogas, tem pessoas que não tiveram a mesma oportunidade de parar que eu e outras pessoas tivemos. Entrar (no mundo das drogas) é fácil demais, parece que o negócio está ali exposto e é só pegar e usar, mas para sair a história já muda, porque é bem complicado. Quando você tem a oportunidade de sair, por mais que você fique ‘limpo’ dói muito parar, pois uma das piores fases da minha vida foram os três primeiros meses da recuperação, onde mesmo eu estando internado foi muito difícil, e existem pessoas que sem essa oportunidade acabam morrendo nesse vírus social que vem afetando milhares de famílias”.

Para quem ainda não conseguiu se libertar do vício ele disse “para as pessoas que estão nessa dependência quero dizer que não deixe de lutar, pois enquanto estiver respirando, enquanto estiver vivo, tem como lutar e existe a esperança de parar. Tem gente que não para pois fica com medo de como será a vida sem as drogas e não só eu, mas todos que enviam relatos para a página estamos aqui para garantir que existe vida após a droga, que você pode recomeçar, viver, se divertir, trabalhar sem fazer uso dessa substância psicoativa que vem destruindo as famílias. Para os familiares eu gostaria de dizer que não desista do seu ente querido, porque é uma luta difícil, parar é complicado, ajudar uma pessoa que está usando drogas é complicado, mas não desista, porque a minha família insistiu comigo e foi graças a atitude deles de me ajudar que eu tive a oportunidade de parar, pensar e ver o que eu estava fazendo com a minha vida e resolver parar de usar e nunca mais chegar perto das drogas” afirmou.( FONTE E TEXTO PORTAL CATALÃO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMIGOS DO PEDAL

AMIGOS DO PEDAL

Um de nossos patrocinadores !

Um de nossos patrocinadores !

Diller Shoes

Diller Shoes

Patrocinadora do Blog

Patrocinadora do Blog